Diclorodifeniltricloroetano(DDT)

Imagem: Benjah-bmm27
No início do século XX, doenças como malária, tifo e dengue atingiam quase todas as partes do mundo, principalmente durante as duas guerras mundiais. E em 1874, Paul Hermann Müller sintetizou o diclorodifeniltricloroetano(conhecido com DDT) pela reação entre o cloral e o clorobenzeno, usando-se o ácido sulfúrico como catalisador e por essa descoberta Paul recebeu o Prêmio Nobel de Fisiologia ou Medicina no ano de 1948.
     Sendo barato e muito eficiente, o DDT foi usado em larga escala durante a segunda guerra mundial, mas estudos começaram a apontar que ele poderia ocasionar câncer em humanos e o aumento da mortalidade nos animais. A meia vida do composto é longa, podendo variar de acordo com o meio em que ele está, tendo várias maneiras de chegar aos seres humanos como a contaminação de lagos e rios e posteriormente dos peixes, assim contaminando aqueles que os comem. O DDT só foi proibido no Brasil em 14 de maio de 2009.

Carlos Wallace

Olá! Sou o Carlos, apaixonado por ciências da saúde e inovações tecnológicas no campo da biomedicina. Com uma sólida formação acadêmica e vasta experiência profissional, me dedico à pesquisa, diagnóstico e melhoria contínua dos processos laboratoriais. Minha jornada começou com uma graduação em Biomedicina, seguida por especializações que me permitiram aprofundar conhecimentos em análises clínicas e gestão da qualidade. Atuo em laboratório hospitalar, onde desenvolvi habilidades técnicas e gerenciais que me capacitam a enfrentar desafios complexos. Atualmente, trabalho como analista clínico, onde aplico normas rigorosas e boas práticas laboratoriais para garantir a precisão e a confiabilidade dos resultados. Sou também autor do blog e projeto OnBiomedical, onde compartilho insights e avanços na área biomédica, contribuindo para a disseminação do conhecimento científico e melhoria dos processos. Acredito na importância da educação continuada e na troca de conhecimentos para o avanço da biomedicina. Estou sempre em busca de novas oportunidades para aprender e crescer, tanto profissionalmente quanto pessoalmente.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem