Metopreno(Methoprene)

Fórmula Estrutural 3D do Metopreno
Temos várias categorias de inseticidas e cada um age de uma determinada forma, uns matando diretamente e outros impactando na ecdise por exemplo, temos que saber com qual vetor estamos lidando para usar o inseticida mais adequado e não termos surpresas futuras. Para isso podemos usar os indicadores de vigilância entomológica que escrevi sobre no post anterior, para acessar clique aqui, e sabermos em qual estágio o vetor está mais presente.
     O Metopreno com sua fórmula C19H34O3, é um éster alifático insaturado usado como inseticida e de venda livre com concentração máxima permitida de 0,15% p/p. Para que a pupa se torne o inseto adulto, atinge a maturidade e comece a se reproduzir, o hormônio do crescimento juvenil precisa estar ausente, como o metopreno funciona como um análogo a este, o ciclo de crescimento é interrompido.
     Ele possui odor frutado fraco e sua cor é parecido com ámbar, pode ser irritante para membranas mucosas, olhos, pele e para o trato respiratório, os trabalhadores que produzem ou usam metopreno podem respirar névoas ou ter contato direto com a pele. A população em geral pode ser exposta por contato dérmico com produtos de consumo contendo metopreno, como o uso nas rações bovinas funcionando como aditivo, previnindo a criação de moscas no esterco.

Referências utilizadas:
  • http://portal.anvisa.gov.br/documents/111215/117782/m25.pdf/06f5fc0d-bdcc-428c-b494-d06d7e8bbc18
  • https://en.wikipedia.org/wiki/Methoprene
  • National Center for Biotechnology Information. PubChem Database. Methoprene, CID=5366546, https://pubchem.ncbi.nlm.nih.gov/compound/Methoprene (accessed on June 19, 2020)

Carlos Wallace

Olá! Sou o Carlos, apaixonado por ciências da saúde e inovações tecnológicas no campo da biomedicina. Com uma sólida formação acadêmica e vasta experiência profissional, me dedico à pesquisa, diagnóstico e melhoria contínua dos processos laboratoriais. Minha jornada começou com uma graduação em Biomedicina, seguida por especializações que me permitiram aprofundar conhecimentos em análises clínicas e gestão da qualidade. Atuo em laboratório hospitalar, onde desenvolvi habilidades técnicas e gerenciais que me capacitam a enfrentar desafios complexos. Atualmente, trabalho como analista clínico, onde aplico normas rigorosas e boas práticas laboratoriais para garantir a precisão e a confiabilidade dos resultados. Sou também autor do blog e projeto OnBiomedical, onde compartilho insights e avanços na área biomédica, contribuindo para a disseminação do conhecimento científico e melhoria dos processos. Acredito na importância da educação continuada e na troca de conhecimentos para o avanço da biomedicina. Estou sempre em busca de novas oportunidades para aprender e crescer, tanto profissionalmente quanto pessoalmente.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem