Questão#2 - Relações Parasita-Hospedeiro

Mosquito sugando sangue

(ENADE 2019 - BIOMEDICINA)As parasitoses intestinais frequentemente acometem uma parcela da população, sobretud moradores de áreas com ausência de saneamento básico. As enteroparasitoses podem afetar o equilíbrio nutricional, interferindo na absorção de nutrientes e reduzindo a ingesta alimentar, e causar complicações significativas, como obstrução intestinal, prolapso retal e formação de abscessos. Suponha que uma criança moradora de uma área sem saneamento básico tenha sido acometida por uma parasitose por período prolongado, apresentando tanto uma elevação do número de eosinófilos, de basófilos e dos níveis de IgE quanto a presença de parasitas no exame parasitológico de fezes.


Com relação ao achado no exame parasitológico de fezes e uma consequência relacionada a essa parasitose, assinale a opção correta.









Alternativa correta: D


Ainda tem mais conteúdo, a publicidade ajuda nosso site a se manter no ar


Comentário da Questão

Ao ler o texto da questão, podemos (através das palavras-chave) excluir algumas alternativas que não se conectam, mas vamos analisando as alternativas:


  • A alternativa A nos fala sobre urticária, e sabemos que a Giardia lamblia pode causar urticária aguda ou crônica, mas no EPF (Exame Parasitológico de Fezes) nós podemos achar as formas de cistos da Giardia lamblia nas fezes, e não os trofozoítos, portanto descartamos essa alternativa.

  • Na alternativa B fala sobre a relação entre a Entamoeba coli e o quadro de anemia normocrômica, mas sabemos que essa espécie é considerada não-patogênica para o ser humano, nos fazendo descartá-la também.

  • A alternativa C faz a associação entre ovos de Balantidium coli e o quadro de leucopenia, mas podemos identificar duas divergências. Em primeiro, essa espécie não possui forma de ovos, e sim de cistos, e em segundo, o texto nos informa que a criança apresenta elevação do número de eosinófilos e de basófilos, descartando esse quadro de leucopenia e portanto, a alternativa também.

  • Já a alternativa D nos informa sobre ovos de Enterobius vermiculares, caracterizando uma forma evolutiva verdadeira desse parasita, além de que sabemos que esse parasita pode causar danos mecânicos mínimos à mucosa intestinal, podendo ser esse o caso do crescimento deficiente, podemos então marcar essa questão.

  • E por último, a alternativa E nos coloca na mesma situação que a alterantiva C, pois essa espécie, a Endolimax nana não possui forma evolutiva de ovos, e sim de cistos, além também de essa espécie ser comensal.




Você acertou? Escreva nos comentários o que você achou dessa questão e qual foi o seu raciocínio nela. Espero que tenha gostado.



Receba as próximas questões e novidades antes de todo mundo!


Digite seu email:



Referências

  1. SOUZA, Valdênia M. O. et al . Giardia lamblia e alergia respiratória: estudo em uma amostra de crianças de área urbana com frequência elevada da protozoose. J. Pediatr. (Rio J.), Porto Alegre , v. 88, n. 3, p. 233-238, June 2012 . Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0021-75572012000300009&lng=en&nrm=iso. access on 27 Jan. 2021. https://doi.org/10.2223/JPED.2184.

  2. MEDEIROS, Décio et al . Nível sérico de IgE total em alergia respiratória: estudo em pacientes com alto risco de infecção por helmintos. J. Pediatr. (Rio J.), Porto Alegre , v. 82, n. 4, p. 255-259, Aug. 2006 . Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0021-75572006000500005&lng=en&nrm=iso. access on 27 Jan. 2021. https://doi.org/10.2223/JPED.1502.

  3. MOTTA, Maria Eugênia Farias Almeida; SILVA, Gisélia Alves Pontes da. Diarréia por parasitas. Rev. Bras. Saude Mater. Infant., Recife , v. 2, n. 2, p. 117-127, Aug. 2002 . Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-38292002000200004&lng=en&nrm=iso. access on 27 Jan. 2021. https://doi.org/10.1590/S1519-38292002000200004.

Carlos Wallace

Olá! Sou o Carlos, apaixonado por ciências da saúde e inovações tecnológicas no campo da biomedicina. Com uma sólida formação acadêmica e vasta experiência profissional, me dedico à pesquisa, diagnóstico e melhoria contínua dos processos laboratoriais. Minha jornada começou com uma graduação em Biomedicina, seguida por especializações que me permitiram aprofundar conhecimentos em análises clínicas e gestão da qualidade. Atuo em laboratório hospitalar, onde desenvolvi habilidades técnicas e gerenciais que me capacitam a enfrentar desafios complexos. Atualmente, trabalho como analista clínico, onde aplico normas rigorosas e boas práticas laboratoriais para garantir a precisão e a confiabilidade dos resultados. Sou também autor do blog e projeto OnBiomedical, onde compartilho insights e avanços na área biomédica, contribuindo para a disseminação do conhecimento científico e melhoria dos processos. Acredito na importância da educação continuada e na troca de conhecimentos para o avanço da biomedicina. Estou sempre em busca de novas oportunidades para aprender e crescer, tanto profissionalmente quanto pessoalmente.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem