Epidemiologia

 Ao contrário do que muitos pensam, o termo Epidemiologia não deriva do termo Epidemia e sim de três junções, sendo elas Epi que significa Sobre, Demo que significa População e Logos que significa Estudo. Com esses termos podemos chegar à conclusão de que epidemiologia é o estudo da população, não somente relacionado à doenças, mas à Saúde. Sendo esta última estando em sua definição geral, saúde é o bem estar físico, emocional e social do indivíduo, assim existem diversas condições que são necessárias para que o indivíduo tenha saúde, do que adianta ser bem alimentado e fazer exercícios físicos regularmente, se ele convive em um ambiente ruim para sua saúde mental, mas isso é tópico para outro artigo. 

     Então para entendermos condições, indicadores e outros assuntos sobre alguma população ou determinada doença, precisamos saber determinantes que estão impactando em nossos dados. Acho melhor visualizar isso em um exemplo:
Estamos querendo colher dados sobre incidência de doenças pulmonares na população de Belo Horizonte, mas precisamos saber de determinantes que podem desencadear essas condições. Se a incidência está maior em indivíduos de uma região da cidade, quer dizer que pode estar ocorrendo alguma emissão de poluentes por alguma fábrica por perto.

Mapa de John Snow. (Fonte: National Geographic)

     Um acontecimento interessante, foi o surgimento da epidemiologia como a conhecemos, John Snow estava investigando como estava a situação da Cólera em um bairro de Londres, até que ao fazer um mapa com os casos ele percebeu que havia um acúmulo deles em um determinado local, mais precisamente nas residências que estavam próximas à uma bomba de água. Então descobriram que a bomba que abastecia aquela região estava contaminada com o agente da Cólera, o Vibrio cholerae.

     Por isso a epidemiologia é tão importante para a nossa sociedade, com ela podemos estudar doenças, determinantes sociais, e muitas outras coisas que estão impactando na nossa realidade.

Carlos Wallace

Olá! Sou o Carlos, apaixonado por ciências da saúde e inovações tecnológicas no campo da biomedicina. Com uma sólida formação acadêmica e vasta experiência profissional, me dedico à pesquisa, diagnóstico e melhoria contínua dos processos laboratoriais. Minha jornada começou com uma graduação em Biomedicina, seguida por especializações que me permitiram aprofundar conhecimentos em análises clínicas e gestão da qualidade. Atuo em laboratório hospitalar, onde desenvolvi habilidades técnicas e gerenciais que me capacitam a enfrentar desafios complexos. Atualmente, trabalho como analista clínico, onde aplico normas rigorosas e boas práticas laboratoriais para garantir a precisão e a confiabilidade dos resultados. Sou também autor do blog e projeto OnBiomedical, onde compartilho insights e avanços na área biomédica, contribuindo para a disseminação do conhecimento científico e melhoria dos processos. Acredito na importância da educação continuada e na troca de conhecimentos para o avanço da biomedicina. Estou sempre em busca de novas oportunidades para aprender e crescer, tanto profissionalmente quanto pessoalmente.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem