Ao contrário do que muitos pensam, o termo Epidemiologia não deriva do termo Epidemia e sim de três junções, sendo elas Epi que significa Sobre, Demo que significa População e Logos que significa Estudo. Com esses termos podemos chegar à conclusão de que epidemiologia é o estudo da população, não somente relacionado à doenças, mas à Saúde. Sendo esta última estando em sua definição geral, saúde é o bem estar físico, emocional e social do indivíduo, assim existem diversas condições que são necessárias para que o indivíduo tenha saúde, do que adianta ser bem alimentado e fazer exercícios físicos regularmente, se ele convive em um ambiente ruim para sua saúde mental, mas isso é tópico para outro artigo.
Então para entendermos condições, indicadores e outros assuntos sobre alguma população ou determinada doença, precisamos saber determinantes que estão impactando em nossos dados. Acho melhor visualizar isso em um exemplo:
Estamos querendo colher dados sobre incidência de doenças pulmonares na população de Belo Horizonte, mas precisamos saber de determinantes que podem desencadear essas condições. Se a incidência está maior em indivíduos de uma região da cidade, quer dizer que pode estar ocorrendo alguma emissão de poluentes por alguma fábrica por perto.
![]() |
Mapa de John Snow. (Fonte: National Geographic) |
Por isso a epidemiologia é tão importante para a nossa sociedade, com ela podemos estudar doenças, determinantes sociais, e muitas outras coisas que estão impactando na nossa realidade.
Nenhum comentário: