Questão#4 - Físico-Química

Profissional preparando material na centrífuga

(ENEM 2020 - Adaptada)O exame parasitológico de fezes (EPF) é utilizado para detectar ovos de parasitos. Um dos métodos utilizados, denominado de centrifugo-flutuação, considera a densidade dos ovos em relação a uma solução de densidade 1,15 g/mL-1. Assim, ovos que flutuam na superfície dessa solução são detectados. Os dados de densidade dos ovos de alguns parasitos estão apresentados na tabela.


ParasitoDensidade (g/mL-1)
Ancylostoma1,06
Ascaris lumbricoides1,11
Ascaris suum1,13
Schistosoma mansoni1,18
Taenia saginata1,30

ZERBINI, A. M. Identificação e análise de viabilidade de ovos de helmintos em um sistema de tratamento de esgotos domésticos constituídos de reatores anaeróbios e rampas de escoamento superficial. Belo Horizonte: Prosab,2001 (adaptado).


Considerando-se a densidade dos ovos e da solução, ovos de quais parasitos podem ser detectados por esse método?









Alternativa correta: C


Ainda tem mais conteúdo, a publicidade ajuda nosso site a se manter no ar


Comentário da Questão

A resolução dessa questão é bem simples, e para seu raciocínio precisamos voltar às propriedades de densidade, massa e volume. O texto nos informou que a densidade da solução é de 1,15 g/mL-1, e sabendo que qualquer material que tiver densidade menor irá flutuar nessa solução e os que tiverem maior densidade irão se sedimentar no fundo do recipiente, podemos através de análise de cada tipo de ovo de parasito, identificar quais esse tipo de exame irá detectar, ou seja, todos os ovos de parasito que apresentarem densidade menor que 1,15 g/mL-1 irão flutuar e o exame irá detectar, como é o caso do Ancylostoma, A. lumbricoides e A.suum, já os que apresentarem densidade maior que 1,15 g/mL-1 irão sedimentar e esse exame não identificará.




Você acertou? Escreva nos comentários o que você achou dessa questão e qual foi o seu raciocínio nela. Espero que tenha gostado.



Receba as próximas questões e novidades antes de todo mundo!


Digite seu email:


Carlos Wallace

Olá! Sou o Carlos, apaixonado por ciências da saúde e inovações tecnológicas no campo da biomedicina. Com uma sólida formação acadêmica e vasta experiência profissional, me dedico à pesquisa, diagnóstico e melhoria contínua dos processos laboratoriais. Minha jornada começou com uma graduação em Biomedicina, seguida por especializações que me permitiram aprofundar conhecimentos em análises clínicas e gestão da qualidade. Atuo em laboratório hospitalar, onde desenvolvi habilidades técnicas e gerenciais que me capacitam a enfrentar desafios complexos. Atualmente, trabalho como analista clínico, onde aplico normas rigorosas e boas práticas laboratoriais para garantir a precisão e a confiabilidade dos resultados. Sou também autor do blog e projeto OnBiomedical, onde compartilho insights e avanços na área biomédica, contribuindo para a disseminação do conhecimento científico e melhoria dos processos. Acredito na importância da educação continuada e na troca de conhecimentos para o avanço da biomedicina. Estou sempre em busca de novas oportunidades para aprender e crescer, tanto profissionalmente quanto pessoalmente.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem