5 Conceitos básicos em controle de qualidade

O Controle de Qualidade é um importante fator na confiança dos resultados laboratoriais, porém, esse termo não se aplica somente às rotinas realizadas nos laboratórios e pode ser implantado em toda a organização envolvendo todos os setores. O Controle de Qualidade Total é um método que utiliza vários meios para garantir o objetivo do programa de qualidade da instituição, sendo ele, por exemplo, satisfazer as necessidades do cliente ou entregar um resultado confiável e seguro para o paciente. Para começar a entender todo o processo do controle de qualidade total, é importante sabermos os conceitos básicos comumente aplicados, te apresento 5 deles resumidamente segundo Campos (2014).



1º - Qualidade

Definir exatamente o que é qualidade seria difícil pelo fato de diferir, segundo a instituição em questão, com os objetivos, os clientes, com os materiais e com os processos empregados para tal finalidade. Mas, em suma, a qualidade está ligada à satisfação do cliente com o seu produto, seja esse cliente externo ou interno. Pode ser incluso a qualidade da rotina, dos treinamentos, do sistema, da infraestrutura como vários outros exemplos.


2º - Moral

A moral é entendida geralmente como um conjunto de valores, porém no âmbito da qualidade, podemos entender como a satisfação de determinada população, seja do cliente, dos colaboradores, de parceiros comerciais, entre outros. Podendo ser medido de várias maneiras usando as reclamações, faltas de colaboradores, insatisfação com o serviço oferecido e muitos outros exemplos.

3º - Custo

Nessa parte são abordados múltiplos valores, como o custo médio de compras, de vendas, de treinamentos, recrutamento e seleção. Todos esses fatores impactam na qualidade em questão, cobrando-se então pelo valor agregado.

4º - Segurança

A segurança do trabalho desempenha função importante nessa parte, pois mantém um ambiente seguro para o colaborador desenvolver sua função na empresa. Esse conjunto com outras áreas que impactam na qualidade faz parte da responsabilidade civil pelo produto.

5º - Entrega

Nesse item são as medidas de índice de atrasos, entregas erradas em qualquer nível. Um exemplo é o tempo de atraso de entrega de resultados de exames, impactando na qualidade total do laboratório.

Referências bibliográficas

  1. CAMPOS, Vicente Falconi. Controle da Qualidade Total (TQC): significado do controle da qualidade total. In: CAMPOS, Vicente Falconi. TQC: Controle da qualidade total (no estilo japonês). 9. ed. Belo Horizonte: Editora Falconi, 2014. Cap. 2. p. 39-41.
5 Conceitos básicos em controle de qualidade 5 Conceitos básicos em controle de qualidade Reviewed by Carlos Wallace on janeiro 29, 2023 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.