Questões em Sepse com gabarito

Esta é uma fotomicrografia de uma hemocultura que revela a presença de numerosas bactérias Gram-positivas Streptococcus pneumoniae, o organismo responsável por causar a meningite pneumocócica, e normalmente vive na parte posterior do nariz e da garganta e no trato respiratório superior (CDC/ Dr. Mike Miller).


1 - (UFG - 2024 - IF-SE - Médico - Clínico Geral) Leia o caso a seguir:
Um paciente de 30 anos é internado na sala de emergência da UPA, sonolento e desidratado. Segundo sua esposa, o paciente apresentou diarreia e febre nos últimos 10 dias. Sem comorbidades ou uso de medicamentos contínuos. Ao exame físico: REG, sonolento, Glasgow 11/15, desidratado 4+/4+, pele fria e pegajosa. Taquicárdico, ausculta cardíaca sem sopros. FC: 138 bpm e PA: 70 × 40 mmHg. Ausculta pulmonar limpa sem ruídos agregados. Taquipneico, FR: 27 irpm e saturação de 98% em ar ambiente. Abdome plano, normotenso, ruídos hiperativos e sem dor à palpação. Exames laboratoriais: hemograma com leucocitose, neutrofilia, desvio à esquerda e presença de granulações tóxicas. Contagem de plaquetas e coagulograma normal. Cr 2,8mg/dL e U 95 mg/dL. Na+ 148 mEq/L, K+ 3,0 mEq/L. Albumina 4g/dL. Lactato 18 mg/dL (VR 18 mg/dL). Gasometria arterial: pH 7,0; HCO₃ de 5 mEq/L; pCO2 28mmHg.

Considerando todo o quadro clínico, podemos ter, respectivamente, como hipóteses diagnósticas e de conduta:

A - há critérios para choque séptico; deve-se realizar expansão volêmica com coloides sintéticos, coleta de culturas e antibioticoterapia para gram positivo.
B - há critérios para choque séptico; deve-se realizar noradrenalina em acesso venoso periférico, coleta de culturas e antibioticoterapia para grama negativo. 
C - há critérios para sepse; deve-se realizar expansão volêmica com coloides sintéticos, coleta de culturas e antibioticoterapia para germes atípicos.
D - há critérios para sepse; deve-se realizar expansão volêmica com cristaloides balanceados, coleta de culturas e antibioticoterapia precoce.


 2 - (UFG - 2024 - IF-SE - Médico - Clínico Geral) A sepse é causada pela resposta inflamatória sistêmica descontrolada do indivíduo na presença de infecção. Qual é o marcador inflamatório preditivo de gravidade e mau prognóstico quando elevado? 
A - IL-4.
B - TGF-beta.
C - TNF-alfa.
D - Interferon-gama.


3 - (FGV - 2021 - FUNSAÚDE - CE - Medicina Intensiva - Pediatria) Sobre os biomarcadores, cada vez mais usados na sepse, assinale a afirmativa incorreta.
A - Os níveis de procalcitonina caem rapidamente, quando antibioticoterapia adequada é iniciada.
B - Os biomarcadores são utilizados no diagnóstico, prognóstico e monitorização da resposta terapêutica.
C - As medidas seriadas de lactato tem sido utilizadas no acompanhamento dos quadros de sepse e da resposta ao tratamento.
D - A síntese de proteína C reativa ocorre no fígado, estimulada principalmente pela interleucina-6, fator de necrose tumoral e interleucina-1.
E - Os valores de procalcitonina são alterados pelo uso de quimioterapia e corticoides, não sendo usados no controle em pacientes oncológicos.


4 - (FGV - 2021 - FUNSAÚDE - CE - Médico – Medicina Intensiva - Pediatria) A Síndrome Hemofagocítica (SHF) é uma doença grave e com alta mortalidade que deve ser suspeitada em pacientes com sepse grave. Sobre essa síndrome, assinale a afirmativa correta:
A - A febre não costuma ser alta e persistente.
B - A hemofagocitose é patognomônica da SHF.
C - As doenças autoimunes são as causas mais comuns.
D - O fibrinogênio maior que 150 mg/dL e plaquetas menor que 100000 fazem parte dos critérios diagnósticos.
E - A ferritina é um excelente marcador de gravidade e de reação inflamatória intensa, o que contribui para o diagnóstico da SHF.


5 - (IBADE - 2024 - Prefeitura de Joinville - SC - Médico Infectologista) Acerca da sepse e do choque séptico, assinale a alternativa INCORRETA.
A - Representa um espectro de enfermidades com risco de mortalidade que varia de moderada a substancial.
B - O choque séptico é um subconjunto da sepse com aumento significante da mortalidade devido a anomalias graves de circulação e/ou metabolismo celular.
C - A maioria dos casos de choque séptico é causada por bacilos Gram-positivos ou cocos Gram-negativos adquiridos no hospital e, frequentemente, ocorre em pacientes imunocomprometidos e em pacientes com doenças crônicas e debilitantes.
D - O choque séptico envolve hipotensão persistente (definida como a necessidade de vasopressores para manter uma pressão arterial média ≥ 65 mmHg e um nível sérico de lactato > 18 mg/dL [2 mmol/L] a despeito de reposição volêmica adequada [1]).
E - Os sinais e sintomas da sepse podem ser sutis e, com frequência, facilmente confundidos com manifestações de outros distúrbios.


Gabarito
1 - D
2 - C
3 - E
4 - E
5 - C

Comentários